terça-feira, 3 de março de 2009

Flores...


A paz e a bondade das flores me atormentam.
Elas me dão ar,
Eu respiro e pronto.
Nunca agradeci. E até maltratei, confesso.
Já pisei flor.
Amassei, cozinhei, comi, fritei, fiz de escaldado, moqueca, gosmei flor.
Já as tirei de seu habitat só para enfeitar a minha mesa, o coração de uma moça ou a festa de formatura, casamento...
E onde tem placa: não pise a grama.
Meu Deus, inúmeras vezes eu pisei e piso, sem considerações.
Sou mal agradecido.
E sei o trabalho que elas têm e fazem ali.
Se algum dia eu parar de respirar...
Não vou culpar as flores.
Nem teria esse direito.
E quando elas tiverem cobrindo meu corpo sedento no momento de minha morte,
Complacentes, solicitas até e até solidárias a mim, chorosas e cheirosas, eu diria ainda.
Não poderei mais chorar nem pedir desculpas.
Tarde de mais.
Elas são boas.
O homem é que finge saber das coisas, mas não sabe.
O homem não sabe agradecer nem pedir desculpas.
Um homem sempre cospe no prato que comeu.
E ainda por cima,
Reclama.

ChicO,

Por que ás flores tem espírito, cheiro, sensibilidade, bondade e os homens...
São apenas isso, mal educados e mal agradecidos.

p.s: ando descrente da "inteligência" humana!

Ai Homem, ai homem, aonde pararemos com toda nossa esperteza?



03/03/09.


5 comentários:

Desenhos Digitais disse...

Sabe de uma coisa,
Este poema me lembrou quantas flores mal tratei, na ingênua brincadeira de tirar as pétalas para brincar de “bem me quer mal me quer”, esperando que na última pétala eu saberia se mal ou bem me queria o suposto amado. Santa ingenuidade!!
E o que é pior...Vocês não fazem idéia de quantas flores “despetalei” até aprender que se começasse falando “mal me quer”, a última pétala quase sempre seria “bem me quer”.
Mas deixando as flores e voltando aos homens...Sabe de uma (outra) coisa ChicO, eu também ando descrente da "inteligência" humana!
Mais uma vez, concordo com você.
Brindemos a isso!!
A escolha do vinho é com vocês!!

Ana Fátima dos Santos disse...

"risos risos risos pra festejar"
Muito obrigada ChicO e Mileide...a poesia é assim, águas misturadas!
Podem usar quais quiserem....as palavras são minhas e de todos!
Agradeço sempre a visita e colaboração de vocês.

Esse poema é tão fofinho e verdadeiro que me senti até culpada por todas as flores que arranquei, cozinhei, entreguei, cheirei e até comi nessa vida!
Desculpa aê!!!

Empoemamento disse...

(risos)

"Desculpa aê!" é ótima!


Alguns homens sabem pedir desculpas!

Poetinha Feia disse...

As flores?

Quantas vezes elas serviram de comida p/ mim e p/ minhas filhas... e gostava mto quando encontrava várias flores de cores diferentes e a comida ficava colorida. E eu achava que a comida de verdade poderia ser tão atrativa quanto as que eu fazia p/ minhas filhas.

As flores?

Como delicadeza da vida?

Pisamos nelas todos os dias e pouco percebemos o estrago que fazemos.
Andamos tão apressadas que não percebemos as flores.

Mesmo assim continuo acreditando na espécie humana. Das pessoas eu tiro tudo que preciso.

Desacredite não!

Seguiremos confiantes...

Bjos

Empoemamento disse...

De algumas pessoas, Poetíssima, eu juro, não desacredito não, mas tem outras, que é como ELA nos disse:

Só nascendo novamente.


Em outra vida quem sabe elas desmatem menos. E saibam, por exemplo, que a Amazônia não precisa ser dilacerada, não precisa virar lenda, SER RISCADA DO MAPA. Enfim... é para este caminho que estamos caminhado.

Na peça que assistimos ontem, CANTEIRO DE ROSAS, o artísta falou, logo na primeira cena: nós temos vários caminhos, mas eu não sei qual deles seguir, viver é escolher um caminho..."

Todos os homens escolheram este acminho? Ou alguns decidiram pelo restante?


Eu tenho uma amiga que é biologa e me disse que o trabalho das flores é descomunal.

As flores precisam existir mais.As matas, para que o homem continue a existir também.( nós somos tragicos, eu sei!)

Eles mesmos descobriram isso, mas insistem em ir de encontro com suas proprias descobertas. "como não ficar descrente desta "inteligência!?"

depois que nós ouvimos certas coisas de certas bocas... ai ai!


Mas é apenas desta inteligência que falo, só dela e é nela que não acredito!

Aliás, às vezes me suplanto achando que é coisa da minha cabeça. Que essas inteligências nem existam!